domingo, 9 de março de 2008

Padrões em fotografia

Algo que muito me preocupa, como informata (não procure a palavra nos dicionários, embora já seja usada até em projetos legislativos) partidário de ſiſtemas livres, ſão os padrões técnicos: baionetas de lente, cartões de memória, negativos digitais, baterias, flaſh.

Há muita confuſão no meio, aparentemente por falta de informação técnica — fotografia ainda é mais arte que técnica, e exiſte um preconceito intereßante e abſurdo de muitos artiſtas contra a técnica, aßim como muitos técnicos obcecam-ſe com a técnica em detrimento da arte — e especialmente porque muitos fotógrafos concentram-ſe apenas no conhecimento neceßário a operarem ſeu equipamento, portanto reſtringindo-ſe à tecnologia, padrões e nomenclatura de ſeu fornecedor.

O reſultado, é claro, é o apriſionamento tecnológico, levando a altos preços, funcionalidade limitada, confuſão na eſcolha de equipamentos, falta de liberdade na eſcolha de fornecedores.

Vou tentar anotar nos próximos dias algumas idéias ſobre padrões nas diverſas áreas delineadas acima. Vejamos ſe perſevero!

0 commentaires: