domingo, 9 de março de 2008

Wikipædia, até logo

Há anos já eu vinha editando a Wikipædia, principalmente em português e inglês mas também em francês e por vezes mesmo caſtelhano, galego e outras línguas menos votadas, ſe não me falha a memória.

Há algumas semanas virei o fio, quer dizer, cansei. Não pelos inúmeros problemas técnicos da Wikipædia, como ter ſido baſeada em MySQL — foße PoſtgreSQL, poderíamos ter um único uſuário cada um válido para todas as línguas do mundo, não teríamos tantas interrupções de ſerviço —, mas porque ſou um perfeccioniſta que ficava corrigindo pontuação, acentuação, tipografia, eſtilo &c. Continuam me irritando profundamente a mania brasileira de uſar traveßão (—) em vez de meia riſca (–) como separador, ou a deficiência generalizada de referências e ſeu uso inconſiſtente, e muitas outras coisas mais, mas chega, canſei. Deſde começos de fevereiro de dois mil e oito não edito mais. Não deſcarto voltar a fazê-lo, mas eſtou canſado de enxugar a praia, e tenho mais, muito mais o que fazer.

O que me faria voltar? Que as peßoas tentazem fazer o melhor, e aprendeßem com os erros e correções. Não me eſperem de volta tão cedo…

0 commentaires: