terça-feira, 20 de maio de 2008

Leonardo César e os softicidas

Conversa esses dias com o Leonardo César:

Eu: O que é isso?
LC: Isso o quê?
Softcida…
cida = assassinos (?)
E quem são os tais? Maus programadores, gestores, o quê?
Sim, estes mesmos…
Estes últimos, os gestores… certo!
Veja bem, estamos desenvolvendo uma arquitetura bem complexa e distribuída através de webservices (SOAP). Isso envolve alguns bancos e seguradoras e estes normalmente estão utilizando Java ou .Net. O problema é que as ferramentas geram os clientes automaticamente, baseado no WSDL.
Uau! Mas e aí?
E estas ferramentas não são compatíveis com a especificação padrão WSDL e os "programadores" não fazem a mínima questão de ler a especificação e ver que a ferramenta deles não gera o cliente porque fogem do padrão… e daí eu que preciso adequar o WSDL às ferramentas de todos os clientes… por isso odeio softcidas…

Isso me fez lembrar adivinhem o quê? Hybernate!

Pode parecer à primeira vista não ter nada a ver. Mas tem: alguém faz ferramentas de qualquer jeito, sem levar em conta os conceitos e padrões fundamentais, tornando-se um softcida, que vai gerar muito mais problemas do que aparentemente resolve.

Usar Hybernate é cometer softcídio, porque os resultados são terríveis assim que se precisa escalar, e geralmente muito antes, por causa da inconsistência de dados. Evite Hybernate, previna o softcídio. Aprenda dados e SQL.

0 commentaires: