sábado, 24 de maio de 2008

Yahoo! e PostgreSQL escalável

Esta é de se fazer pensar. Apesar da esperança que japoneses estejam fazendo algo sobre escalabilidade horizontal com o PostgreSQL, quem chega lá primeiro? O Yahoo!. O Yahoo! não publicou código, mas o simples fato de ter divulgado já ajuda outras iniciativas, e dá a esperança de que o código seja publicado.

Mesmo que o PostgreSQL estivesse sob esquerdo de cópia, essa situação de ter algo tão perto, tão longe, seria inevitável: nem o Yahoo! publica sua versão de PostgreSQL, nem o Google publica seu BigTables. A GNU GPL não obriga publicar código de uso interno, e nem pode: restringir uso interno, que não implique em redistribuição, seria transformar um programa de livre em proprietário.

Mas o mais interessante aqui não é o aspecto de licenciamento, é a perspectiva de bases de dados livres muito mais escaláveis que as atuais. O custo aparentemente é baixo, com menos de mil servidores para 2 PB. Um funcionário da Microsoft diz que é um sistema semelhante ao IBM DB2 Database Partitioning Feature, no qual trabalhou ainda sob o nome de Parallel Edition, antes de ir para o lado negro da Força, mas o fato de haver uma patente na jogada sugere que pode ser que a Yahoo! tenha de fato comprado uma jóia — este é um desenvolvimento duma tecnologia comprada com uma empresa chamada Mahat Technologies, da qual não há traços na Teia fora os relacionados a este anúncio, ao menos segundo o Google; e o que o Google não sabe, não existe!

Já há rumores de que a Yahoo! vai colaborar com a comunidade PostgreSQL, o que é reforçado por seu patrocínio à Conferência Mundial de PostgreSQL. A Hitachi e a EnterpriseDB também têm idéias semelhantes, então mesmo que a Yahoo! esteja com a melhor tecnologia e sua patente não permita que ninguém mais faça algo tão bom, ainda assim certamente deve haver grandes melhorias nessa área. O GridSQL já é um projeto livre, e dizem que a Hitachi vai liberar código também, veremos. A NTT Data, outra empresa japonesa, já está devendo o sistema de envio de registros; talvez as coisas no Japão venham devagar, enquanto eles limpam todo o código de quaisquer problemas que os pudessem envergonhar…

0 commentaires: